Quer Cantar Melhor? Então Aprenda a Cuidar da Sua Fala

Todo mundo alguma vez na vida já teve o sonho de ser cantor ou cantora. Seja quando criança, na adolescência ou até mesmo depois de adulto. Entretanto, na grande maioria dos casos, fica só no sonho mesmo, já que muitos falam que ter uma voz apropriada para canto é um DOM  para poucos.

A verdade é que cantar bem não é apenas um dom. Para conseguir cantar bem e ter o controle da voz, é necessário estudar e praticar muito. Assim como em diversas profissões, a prática só funciona se estiver alinhada a uma teoria. Cantores profissionais podem confirmar tudo isso, já que tiveram aula de canto antes de iniciar a carreira.

O ideal é que se comece a treinar a voz o quanto antes. Por isso, pessoas que cantam desde cedo tendem a ser mais bem-sucedidas nessa área. Porém, nada que impede que alguém mais velho comece do zero. O segredo é começar treinando a voz falada para então evoluir para uma boa voz cantada. Selecionamos algumas dicas para entender melhor:

- Fala pausada: Antes de dominar a voz para cantar, é necessário saber falar bem. Quando estiver falando, faça pausa e procure não emendar uma palavra em outra. Se isso é difícil durante o dia a dia, treine no espelho. Isso ajudará a dar mais tranquilidade na fala e no canto, principalmente se você fica nervoso em público;

- Não pesar a voz nas notas mais altas: Um bom treino para melhorar e dominar a voz é, tanto quando estiver falando como quando estiver cantando, não pesar a voz nas notas mais altas. Assim, a voz ficará mais firme e o volume irá se adequar as palavras que você deseja dar ênfase;

- Respiração: Pratique a respiração natural, em que não se ergue os ombros e nem se usa o ar de reserva  enquanto fala ou canta (aquele onde a gente se aperta todo para dar conta). Para ajudar ainda mais, evite usar roupas apertadas na região da cintura e do pescoço. Isso irá deixar a respiração mais livre;

- Invista em aula de canto:  Procure um bom professor de canto ou até mesmo um curso de canto online.

- Alimentação: Evitar alimentos e bebidas geladas durante o canto também ajuda a melhorar a voz. A mudança de temperatura pode causar um choque térmico no aparelho fonador e isso irá influenciar diretamente na voz;

- HearFones: Uma das melhores maneiras de melhorar a voz é ouvindo através de um aparelho profissional. Faça o teste de falar longos textos e cantar utilizando esses aparelhos. Assim, você irá ouvir o que está errando e poderá melhorar. Tome cuidado apenas com o volume excessivo, pois isso pode prejudicar sua audição e dê preferência para fones externos, eles ajudam a não exagerar.

Como vimos, entender como funciona todo o sistema que envolve nossa voz é fundamental para conseguir corrigir fala e começar a cantar profissionalmente. Entretanto, algo que realmente fará a diferença é iniciar uma aula de canto.

Sabemos que nem todos têm tempo e dinheiro para investir em uma grande escola de música. Assim, um curso de canto online pode ser a solução. Você realiza as aulas em casa e no horário que puder. O curso de canto online irá ajudar da mesma maneira que um curso presencial e, em muitos casos, é até melhor.

Sobre o Autor

Professor de Canto, especialista em metodologias vocais para canto midiatizado, formação integrada em Voz - CEV, Mestre em Fonoaudiologia - PUC-SP, criador do Congresso VozPró e do curso de canto online Os Pilares do Canto.

Instrutor do curso de Formação para professores de canto - Singer Teacher e diretor do Studio Marcio Markkx, na qual desenvolve produtos, cursos e formação para cantores e interessados em voz profissional cantada.

Seja o Primeiro a Ler Nossas Matérias

Deixe seu e-mail para receber conteúdo