Seu Jeito de Respirar Ajuda ou Atrapalha Sua Voz?

Esse talvez seja o assunto mais controverso no ambiente vocal e isso acontece por puro ego artístico. É muito comum ouvir de um cantor: – “… você usa o seu apoio de forma errada, não se deve contrair a barriga e sim empurrar o ar para baixo….” ou então: – “…aquele cantor ali, levanta o peito na hora de respirar, coitado, não aprendeu ainda que está errado.”

Sabe qual o maior problema disso, FALTA DE CONHECIMENTO! Será que só existe um único jeito de trabalhar o diafragma e fazer o apoio?

Na verdade existe 4 possibilidades e todas as formas são usadas no dia-a-dia de vários cantores.

Se pararmos para pensar um pouco, temos 4 escolas de canto clássicas: a alemã, italiana, inglesa e a francesa e seria burrice negar que não utilizamos dessas referências. A diferença está no que cada escola ensina, e aí sim, podemos identificar aquela que dá mais resultado para o seu canto.

Para ficar mais claro, vou citar um exemplo: a escola inglesa utiliza o peito no momento da respiração e automaticamente no momento do canto e o som fica mais soproso e leve, inclusive é o tipo de respiração mais usado pelos corais, pois deixa o som do coro uniforme.

Cada escola utiliza a respiração de uma forma, o grande problema é quando o cantor aprende um único jeito e acredita ser o correto para todo mundo e nesse caso sai criticando todos os outros cantores, isso na verdade é falta de informação. Algumas posturas ajudam a produzir um som mais firme, enquanto outra pode ajudar um som mais leve.

Você canta Rock? Bossanova? Lírico? Com certeza tem um tipo de Apoio que irá funcionar melhor para você, e não precisa ser uma para cada estilo, mas uma adaptada para tudo.

Faça uma pesquisa sobre o assunto, é sempre divertido ouvir as críticas do lado de fora.

Sobre o Autor

Professor de Canto, especialista em metodologias vocais para canto midiatizado, formação integrada em Voz - CEV, Mestre em Fonoaudiologia - PUC-SP, criador do Congresso VozPró e do curso de canto online Os Pilares do Canto.

Instrutor do curso de Formação para professores de canto - Singer Teacher e diretor do Studio Marcio Markkx, na qual desenvolve produtos, cursos e formação para cantores e interessados em voz profissional cantada.

Seja o Primeiro a Ler Nossas Matérias

Deixe seu e-mail para receber conteúdo