fbpx

O Canto e as Crenças Limitantes.

as crencas limitantes pensamentos e palavras

Vai e volta alguém sempre me pergunta… Qualquer um pode cantar? E eu respondo:

Sim, todos podem cantar inclusive você se tiver disposição a aprender! E digo isso com veemência. E sabe por quê? Com o decorrer dos anos, a ciência vocal, nos dá essa garantia, estudos nos ensinam que os músculos vocais podem ser trabalhados e desenvolvidos, como qualquer outro grupo muscular na academia. 

Não podemos negar que muitos possuem talento nato, sua voz agrada ao público, alguns são dotados de ouvido absoluto, muitos tem propriocepção mais aguçada que outros, percebem como executar o que ouvem e sempre fazem da mesma forma, fortalecendo assim sua memória muscular.  Muitas dessas pessoas foram expostas em algum momento a música, tendo como referência a música no seio familiar ou no canto da igreja, para outros tais talentos trazem em si, uma carga genética. Porém, não devemos negar que com treino e determinação muitos alcançaram o sonho de cantar, seja de forma amadora ou até profissionalmente pelo simples fato de terem se empenhado em seu treino, com um professor qualificado ou mesmo ouvindo e ensaiando exaustivamente ao longo de suas vidas, fosse pelo simples prazer de cantar, para própria realização, para terapia, para fins artísticos e até profissionais. Com estudo muitos descobrem até um “talento antes desconhecido”. O ato de cantar bem exige treino adequado, como qualquer coisa que se queira fazer bem.

gym interior and free space for your decoration

Todavia, o canto por ser tão significativo, e pôr na maioria das vezes ser alcançado por alto nível técnico, somado ao caráter e personalidade de quem canta, o ato de cantar pode inibir algumas pessoas ao ponto de elas acreditarem nunca serem capazes de realmente cantar na vida. Alimentando assim crenças limitadoras. Embora isso tenha mudado bastante, e cada vez mais pessoas tem buscado o conhecimento para desenvolver, despertar e até se realizar como cantores, por muito tempo acreditou-se que somente os dotados naturalmente poderiam cantar. Frases como: Não tenho voz; minha voz não é boa; eu não tenho dom, são corriqueiras em virtude dessas e outras crenças. Quem se baseia em crenças limitadoras como estas, acaba por nunca tentar utilizar a voz para cantar. E pior nunca se dá a oportunidade de treinar e desenvolver a habilidade do canto, e infelizmente reforçando ainda mais essas crenças limitadoras.

Mesmo no meio gospel algumas crenças que envolve diretamente o treinamento vocal, permeiam entre os cantores crenças como: quem tem dom não precisa de treino, pois tem o dom natural e quem tem dom não precisa estudar técnica vocal; a aula de canto limita essência do cantor e por aí vai. Em contrapartida, muitos cantores vêm suas carreiras sendo interrompidas prematuramente por causa de disfonias e outros problemas vocais. Infelizmente cantores populares ou gospel com anos de experiência, possuem maus hábitos vocais que precisam por vezes reaprender a cantar, para não serem vítimas de danos vocais permanentes.

Alguns estilos principalmente no gospel como o estilo pentecostal e pop rock, podem exigir alta intensidade por períodos longos. Muitos eventos de igrejas podem durar três a cinco dias, causando assim, muito desgaste para voz. Principalmente se ela não for cuidada e usada de maneira consciente. Não é à toa, que recebo muitos comentários de alunos iniciantes que envolvidos no calor da emoção ao cantar, acabam por vezes roucos, com garganta doendo ou mesmo frustrados por não conseguirem executar determinadas músicas ou alcançar determinadas notas, por falta de condicionamento vocal, treino e cuidados para preservação e manutenção de suas vozes.

Por isso o estudo do canto é importante e ajuda a desenvolver uma boa coordenação pneumofonoarticulatória, uma boa ressonância, amplia sua extensão vocal, melhora sua projeção vocal, minimiza esforços desnecessários e muitas vezes evita abusos vocais que podem causar danos até irreversíveis. A consciência do uso vocal é imprescindível para quem usa a voz de forma amadora, profissionalmente e ministerialmente.

Observe, gosto muito desse texto bíblico I Crônicas 25,1-7: “Eis a lista dos homens encarregados do serviço do canto: dos filhos de Asaf: Zacur, José, Natania e Asarela que profetizava segundo as ordens do rei. De Iditum: Godolias, Sori, Jesefas,… que profetizava com a cítara para cantar e louvar ao Senhor… Eis portanto os que, sob a direção dos seus pais estavam encarregados do canto no templo. Tinham címbalos, cítaras e harpas para o serviço do Templo, sob as ordens do Rei Davi, de Asaf, de Iditum e de Hemã. O número deles, juntamente com seus irmãos exercitados em cantar ao Senhor, todos hábeis em sua arte, atingia o número de duzentos e oitenta e oito.”

Uau! Veja! Em nenhum momento Davi cita dotados, iluminados ou coisa parecida, mas, exercitados, aptos, instruídos. Logo, qualquer pessoa pode sim cantar, se ele tem disposição para aprendê-lo.

E é acreditando nisso, que respeitamos o nível de cada cantor e utilizamos uma abordagem que leva em conta a ciência vocal e conteúdos musicais, como ponto de partida para ajudar nosso aluno a alcançar seus objetivos.

O cantor é um atleta da voz que está constantemente em uma maratona vocal e tem sua voz em atividade o tempo inteiro. Então, Cuide-se! Exercite-se! Pratique e estude canto e o melhor, de forma consciente sem que ele lhe traga algum dano.

Se você está aqui é porque decidiu aperfeiçoar seu talento. Então vai aqui algumas dicas que contribuirão para seu início como aluno de canto

  1. O primeiro passo é fundamental: encontrar um professor em que você confie, num ambiente de treinamento que faça você se sentir em casa.
  2. Cantar não é força. Tente fazer o mínimo possível nesse início, se você está sentindo dor ou arder a garganta, pare! Provavelmente está forçando demais.
  3. Concentre-se no básico e não tenha pressa de aprender tudo de uma vez ou fazer da noite para o dia o que o seu cantor preferido e experiente faz. O melhor caminho para desenvolver uma memória muscular e uma consciência vocal e musical, é não se afobar. Não queira aprender melismas, se sua afinação e percepção musical ainda está fragilizada. Primeiro a base, depois o adorno.
  4. Muita gente se esquece do principal: o professor está ali para ensinar e esclarecer o que você não está conseguindo executar. Se tiver alguma dúvida, pergunte.
  5. É crucial respeitar seu corpo. Procure não treinar pensando em quantidade, mas em qualidade.
  6. Sempre que aprender uma técnica ou um ajuste novo, foque em praticar e repita até dominá-la.
  7. Treine, mas também cuide de sua alimentação, de sua postura, de uma boa noite de sono, de sua saúde mental e de ouvir muito, ensaiar bastante suas músicas preferidas, respeitando sempre seus limites.
  8. Sempre use um gravador para acompanhar suas performances, aproveite os apps de karaokê como Starmaker, Sing Smule e interaja com outros cantores. Não deixe de se divertir cantando.

 

Por hora é só, conte comigo para contribuir em seu processo musical.

Com carinho Professora Michele Santiago

Michele Santiago

Michele Santiago

Professora de Canto

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram

Veja
Também .

acústica e o estudo das vogais
Dicas

O estudo das vogais para o canto

Tive um professor que me disse que o canto acontece nas vogais. Até então nunca tinha me atentado a isso, parece um pouco óbvio, porém

studio marcio markkx min
Dicas

7 Dicas Para Cantar Notas Agudas

Notas agudas, ou você usa ou você perde! Você sabia que assim como qualquer atividade física, se você não pratica regularmente você perde o tônus

+ Recentes

studio marcio markkx min

7 Dicas Para Cantar Notas Agudas

Notas agudas, ou você usa ou você perde! Você sabia que assim como qualquer atividade física, se você não pratica regularmente você perde o tônus

as crencas limitantes pensamentos e palavras

O Canto e as Crenças Limitantes

Vai e volta alguém sempre me pergunta… Qualquer um pode cantar? E eu respondo: Sim, todos podem cantar inclusive você se tiver disposição a aprender!

aprendizado 1024x684

O Professor de Canto no Brasil

Olá professor(a) de Canto, Vocal Coach, Preparador vocal, não importa o termo que você prefira, a grande verdade é que nós somos pessoas com uma

studio marcio markkx min

7 Dicas Para Cantar Notas Agudas

Notas agudas, ou você usa ou você perde! Você sabia que assim como qualquer atividade física, se você não pratica regularmente você perde o tônus