Fazer aula de canto é super importante e TODOS sabemos disso…(ou pelo menos, deveríamos saber), mas…
estamos numa época maravilhosa, a qual a ciência e as possibilidades de possuir equipamentos, podem alavancar nosso rendimento e treinamento vocal com muita velocidade.
Por exemplo:
O LaxVox, também conhecido como tubo de ressonância, para exercício de trato vocal semi-ocluído (ETVSO), é um produto atóxico de silicone, com dimensões de 13,00 X 09,00 X 350,00 mm. Esse produto possui as mesmas dimensões do Lax Vox Europeu.
Esse produto ajuda na ativação da musculatura da voz e é muito utilizada na terapia e treinamento por professores de canto. fonoaudiólogos, vocal coaching, cantores, dentre outros.
O tubo de ressonância pode ser utilizado como um ETVSO, pois auxilia na máxima economia de energia, tornando-se um equipamento utilizado para aquecer e desenvolver outras capacidades técnica dos cantores.
O tubo de silicone ativa as pregas vocais, promovendo uma massagem e soltura muscular, auxilia no controle de força mioelástica e aerodinâmica da voz cantada e falada. Pode ser utilizado para treino de alongamento da musculatura, fortalecimento, aquecimento, equilíbrio fonatório e para tratar algumas lesões de prega vocal,
- Aquece a voz
- Diminui fadiga vocal
- Maior economia de energia na produção da voz
- Auxilia no treino respiratório
- Melhora na ressonância
- Diminui o esforço vocal
- Controle dinâmico da voz
- Estabiliza os músculos laríngeos
- Traz mais brilho para voz
- Relaxa a musculatura da face
- Melhora na performance vocal
Se você é o tipo de cantor(a) que precisa de um treinamento dinâmico e diferenciado, esse equipamento irá contribuir muito para sua demanda vocal.
É muito importante que antes de utilizar você procure um profissional capacitado para que te oriente a utilizar da forma correta, selecionando os exercícios de acordo com a sua necessidade fisiológica para que você tenha 100% de aproveitamento.
Você pode utilizar qualquer garrafa com 15 cm de água para realizar os exercícios orientado por profissionais capacitados.
O Shaker é uma das novidades utilizadas no desenvolvimento de cantores, tanto no trabalho de professores de canto quanto fonoaudiólogos especialistas em voz cantada, com a finalidade de massagear a região laríngea e fortalecer a técnica dos cantores.
Pode ser utilizado durante os vocalizes, com notas longas, notas em slides, sempre visando o fortalecimento muscular ou ampliação do trato vocal.
O Shaker funciona por meio da expiração, no qual o aparelho gera pressão positiva oscilante. O fluxo de ar expirado eleva uma esfera metálica, que volta a cair por ação do seu próprio peso. A sucessão muito rápida desses eventos (elevação e queda da esfera), faz vibrar o ar no interior do aparelho. Essa vibração se transmite para a caixa torácica e árvore brônquica do paciente mobilizando as secreções e facilitando a expectoração, que é objetivo inicial desse equipamento.
O Mindvox é uma concha acústica que se encaixa em sua cabeça amplificando a voz. Vale dizer: o resultado é fantástico.
Esse equipamento funciona como um retorno ou um monitor individual acústico e auxilia o cantor(a) no seu processo de treinamento técnico-vocal, uma vez que maximizando o desenvolvimento da acuidade auditiva, leva o cantor(a) à conscientização da voz que ele realmente produz “na fonte”, sem mascaramentos.
O acessório faz com que a voz retorne imediatamente aos ouvidos do cantor(a) enquanto ele à produz, levando-o à um melhor controle da sua voz, de modo à não só minimizar os excessos de pressão psicoacústica (que segundo as modernas ciências da voz, podem causar danos aos músculos laríngeos), mas podendo explorar as inúmeras nuances e inflexões vocais presentes no canto contemporâneo, enriquecendo assim as suas possibilidades de expressão e interpretação vocal.
A única contraindicação do equipamento é o uso do mesmo para o treinamento de cantores líricos, uma vez que o estilo e a técnica exigem maior projeção e intensidade vocal! E o uso do MindVox induz exatamente à uma redução significativa de tais elementos técnico-vocais.
Na aula de canto o Respiron é utilizado para condicionamento respiratório dos cantores. Aquelas pessoas que sempre culpam a falta de fôlego para cantar podem se beneficiar desse equipamento
Os principais benefícios são: o incentivo a respiração profunda, promove a recuperação do desempenho pulmonar, alivia a falta de ar, sendo que sua função inicial é para iniciação dos exercícios respiratórios nos indivíduos mais debilitados.
Além disso o Respiron exercita a musculatura respiratória, ampliando sua capacidade pulmonar. O treinamento padrão pode iniciar por meio de 30 inspirações – 2x ao dia.
IMPORTANTE: A elevação das três esferas nem sempre é possível desde o início do treinamento, mas não se preocupe se isso ocorrer, pois as pessoas podem necessitar de algum tempo para fortalecer os músculos respiratórios. Entretanto, certifique-se que o modelo adquirido seja o mais adequado para suas condições atuais e que o anel regulador se encontra na posição “zero”. Por outro lado, caso o exercício esteja muito fácil, aconselha-se mudança para o modelo que ofereça maior resistência ou que se ajuste o anel regulador para as posições 1, 2 ou 3.
Para que serve o Respiron na vida dos cantores? – Para melhorar o condicionamento respiratório, para desenvolver maior capacidade pulmonar e resultar em mais conforto durante o canto.
Os canudos são outra ótima opção de equipamento usado nas aulas de canto, assim como o tubo de silicone, os canudos correspondem aos ETVSO.
Você pode encontrar canudo de papel, canudo de silicone, canudo de alumínio, bambu e o famoso canudo de plástico. O tamanho e o diâmetro também pode ser variado de acordo com o seu treinamento ou indicação do seu professor(a) de canto ou especialista em voz cantada.
O treinamento pode ser focado na musculatura intrínseca ou na ampliação do trato vocal e de forma geral a utilização dos canudos ajudam no conforto da produção vocal sem excesso de tensão. Compreender o fluxo de ar e a produção vocal sem força excessiva é um dos principais objetivos dos exercícios com esse produto.
Como regra geral, canudos longos e grossos possuem uma impedância menor e costumam ser mais fáceis de exercitar, enquanto canudos pequenos e finos, possuem impedância maior, portanto mais difíceis. Qual o melhor para você? Provavelmente experimentar todos, pois o treino das diversas possibilidades, pode fazer você “perceber” sensações diferentes. Acrescente canudos na sua rotina de treino vocal, você só tem a ganhar com isso.
Marcio Markkx
Professor de Canto