Notas agudas, ou você usa ou você perde! Você sabia que assim como qualquer atividade física, se você não pratica regularmente você perde o tônus muscular? Pois é, o mesmo acontece com o canto na região aguda. Muitas vozes costumam ficar mais graves, pesadas e preguiçosas se não forem exercitadas por toda a extensão. Então, manter a voz em atividade com exercícios regulares de alongamento, aquecimento, fortalecimento, flexibilidade e extensão, são essenciais para alcançar notas agudas de forma saudável.
Não suba para o agudo com o peso e pressão da voz de peito. Até por uma questão muscular, seria uma ação, um tanto quanto contraditória. Então, não vai assim porque vai dar ruim. Resultados diferentes requer ações diferentes. Pense nisso!
Vocalize pelo menos um tom acima da nota mais aguda que você irá cantar em público, psicologicamente saber que você conseguirá cantar um tom acima se precisar, produz uma sensação de segurança e controle .
Acessar e fortalecer sua voz de cabeça aumentará a sua tessitura e te dará uma maior gama de colocação vocal. Mas lembrem-se, para ter agudos fortalecidos e afinados, eles nunca devem ser forçados ou gritados. Equilíbrio é o segredo!
Tenha como seu amigo de estudo o espelho, e livre-se de tensões! Observe sua postura, não deixe seu queixo apontar para cima, enquanto sobe para notas agudas, esse comportamento em cantores iniciantes é geralmente resultado de uma tensão laríngea desnecessária.
Então fique ligado!
Relaxe a língua!
Não deixe que ela fique recuada, ela recuada impedirá a projeção e brilho do seu som. Mantenha ela relaxada, atrás dos dentes inferiores.
É preciso tempo e treino para desenvolver a voz, desenvolver memória muscular, então, continue treinando, continue estudando, continue cantando e procure um professor(a) de canto capacitado, que possa te acompanhar nessa trajetória e possa te orientar em suas necessidades específicas, de forma que você, possa chegar aos seus objetivos de maneira clara e consciente.
Temos um PDF de infográfico dessas dicas para você, baixe no botão acima e compartilhe nosso artigo nas redes sociais.
Michele Santiago
Professora de Canto